terça-feira, 4 de junho de 2013

D+8

Hoje é o oitavo dia pós transplante do Léo, as células do sangue dele já estão quase zeradas, isso faz com que ele tenha algumas coisas mais chatinhas, como a mucosite, que resolveu atacar ele, ela é muito comum em pacientes que fazem transplante de medula óssea e o Leozinho está sofrendo, ela atinge todo trato gastrointestinal (desde boca até ânus) a boca é a última a sofrer, a boca do Léo está boa sem feridas mas a voz está rouca isso significa que até a garganta já deve estar comprometida e ele não consegue mamar quase nada, aumentaram a morfina para minimizar ao máximo as dores dessa fase, que será assim chatinha até que a medula nova "pegue".  A pressão continua querendo subir, devido agora ao imunossupressor (medicamento para evitar rejeição, que ele tomará por no mínimo 6 meses), fora isso ele está indo bem, na verdade muito bem, Deus está cuidando muito dele para que tudo seja o menos sofrido possível, mas tem coisas inevitáveis. O Rogerio pegou férias, devido a recomendação da equipe do hospital, pois eles já avisavam que seria uma fase complicada e eu estava muito cansada por ficar todo esse tempo sozinha durante o dia cuidando dele, graças a Deus semana passada foi mais tranqüila e consegui recarregar a bateria para essa fase, que tenho Fé que vai acabar rapidinho com a pega da medula. Então se eu não vier escrever aqui por um tempo, não se preocupem é só a correria mesmo e o Léo que me quer só para ele rsrsrsrs,  mas vou fazer ao máximo para dar notícias sempre que possível.

Vou falar um pouco sobre o Transplante: Infusão da Medula Óssea (D Zero)
Após o paciente condicionar sua medula, ele receberá uma nova medula sadia, como se fosse uma transfusão de sangue por meio do cateter. O dia da transfusão é feito no Dia “zero”. As células-mãe transfundidas são levadas pela corrente sanguínea e se encaminham até a medula óssea, local cujo irão se instalar e começar o processo de recuperação. 
A medula óssea após a coleta é acondicionada e transportada em bolsa como as bolsas de sangue. Nela, além da medula, há um líquido conservante que poderá causar alguns sintomas, como: náuseas, vômitos, sensação de calor, desconforto na garganta, tosse seca, formigamento, entre outros. Ainda pode acontecer alteração da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, para tanto, é necessário que o paciente seja monitorado. 
O transplante é um procedimento rápido que dura em média 2h, “semelhante à uma transfusão de sangue”. Se as células transplantadas forem de cordão umbilical, o procedimento é realizado em 20 minutos. 
Após o TMO, o paciente fica muito frágil, portanto ele deve ser mantido internado no hospital para receber os cuidados e monitoramento necessários. 

Alguns cuidados especiais são realizados neste período:

- Controle dos sinais vitais, como temperatura, pulsos, respiração e pressão arterial.
- Controle de líquidos recebidos e eliminados. Este procedimento é importante para a equipe médica avaliar a função renal. 
- Controle de peso para avaliar diariamente as condições nutricionais evitando a desidratação e desnutrição do paciente.

O Período Pós-Transplante

Esta fase é conhecida como aplasia medular, caracterizada pela queda do número de todas as células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).
 A quimioterapia provoca a queda da produção de todas as células do sangue, das doentes e das sadias. O baixo número de leucócitos, principalmente os neutrófilos (um tipo de leucócitos), deixa sujeito às infecções bacterianas, fúngicas, virais e protozoários.  Neste período, o paciente fica incapaz de se defender das infecções, recebendo, assim, inúmeros antibióticos. É comum que o paciente apresente febre, tremores e calafrios. Nos picos de febre, são colhidas amostras de sangue para identificação do agente causador da infecção. Esse procedimento auxilia no combate da infecção com a medicação específica.
Durante o período em que as células transplantadas ainda não são capazes de produzir as células sanguíneas em quantidade suficiente, o paciente recebe suporte por meio de transfusões das hemácias e plaquetas, além de receber medicamentos que estimulam a produção dos leucócitos, importantes para defesa contra infecções. Esta fase é delicada, pois o paciente se encontra sujeito a infecções e sangramentos, por isso os cuidados a seguir são de extrema importância:

 - Reforço dos cuidados com a higiene;
- Usar máscara quando for necessário se ausentar da unidade de transplante;
 - Proibição de visitas;
 - Evitar contato direto com outras pessoas (beijos, abraços, proximidade ao falar, etc);
- Manter-se ativo, evitando ficar deitado por muito tempo, assim estará prevenindo a infecção pulmonar;
 - Não se coçar e não espremer espinhas.

 Para evitar sangramentos, é preciso que tome alguns cuidados:

- Evite movimentos bruscos, para assim evitar a ocorrência de quedas e ferimentos;
 - Não utilize de lâminas para se barbear ou depilar;
 - Não retire cutículas e não corte as unhas rentes;
 - Mantenha-se ocupados com atividades seguras (leitura, crochê, jogos);
 - Escove delicadamente os dentes e não utilize fio dental;
 - Não retire peles soltas ou crostas de feridas;

 Essas informações servem para todos pacientes transplantados, não somente caso do Léo.
Bom é isso por hoje, assim que der volto novamente para dar noticias do IronBaby.
Beijinhos e continuem pedindo para que a medula nova pegue o quanto antes e que ele sofra o menos possível.
Beijinho para você....

15 comentários:

  1. Leo vc é um herói e tenho certeza que vai vencer ! Deus esta cuidando de você e quando sair vai conhecer todos os amigos que rezam diariamente para vc !!! Te amo muito Ironbaby !!! Falta pouco pra melhor notícia !! Fique com Deus ! Padrinho Tyago

    ResponderExcluir
  2. Léozinho, Analy e Rogério falta muito poucooooooooooooo!!!!!!!!!! Espero q a medulinha pegue no D14 para ser o mais rápido possível e vcs sofrerem muito menos. Fiquem com Deus e continuamos na torcida e na oração... Beijos Suellen

    ResponderExcluir
  3. Analy, Rogério e Leonardo, o Senhor está com vocês o tempo todo. Vocês estão em nosso pensamento dia e noite... Tudo vai e está dando certo... Força Léo, fica bem logo para aproveitar este mundo maravilhoso que Deus tem para você. Fiquem com Deus.
    Beijo.
    Aline Segura

    ResponderExcluir
  4. Queridos Leozinho, Analy e Rogério, DEUS é Pai e em breve teremos a maravilhosa notícia do PEGA da Medulinha e toda essa exaustão vai ser substituida por muita alegria.
    Tenho Fé e certeza que em breve esse boneco terá o carinho diário da vovó, vovô e padrinhos; então vcs viverão momentos de muita farra e alegrias.

    Bjs minha querida amiga que admiro por demais, Analy vc é uma fortaleza!!!

    Muito carinho e amor.

    Sandra Raga

    ResponderExcluir
  5. Léo adorei o seu beijinho!!!
    Léo, Analy e Rogério, força para vocês nesta nova etapa!! Deus está no comando e tudo já está dando certo!
    Muitos beijos,
    Vanessa e Cris

    ResponderExcluir
  6. D+13 tá chegando...!!! Falta muito pouco Leozinho lindo !!
    Amo você !!!

    ResponderExcluir
  7. Léo, estamos na torcida, logo logo tudo vai ficar bem!!! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que beijinho gostoso! Me senti beijada! Muito emocionante! Deus te abençoe e te proteja! Estamos aqui clamando a Deus pra pegar o mais rápido possível a medula! Muitos beijos pra você lindo! Cris e família.

    ResponderExcluir
  9. Que beijinho gostoso, amo você meu amor, vovó continua em oração para que Deus te recupere o mais rápido possivel.
    Bjs Vovó Vera

    ResponderExcluir
  10. Que beijo delicioso!!! A Gigi viu várias vezes!
    DEUS está cuidando de todos vocês!! Continuamos em orações...
    Muitos beijos para o Leozinho! Gigi e Patrícia

    ResponderExcluir
  11. oi leozinho bjoss gostoso pra vc meu herói que DEUS te ilumine e que a a sua medula pegue rápido pra vc contar a benção ..QUE DEUS fez na sua vida pois estou orando por vc amado pois medico dos médicos é DEUS e eu creio nele td vai dar certo melhoras amiguinho força é isso que vc tem bastante por isso te admiro ..vc é um ...GUERREIRO abraços ..da Mari sua nova amiga bjoss..no seu coração ...



    ResponderExcluir
  12. Ai que beijinho mais gostoso e lindo!
    Estou rezando para que a medula pegue o mais rápido possivel.
    O Léo sem dúvidas é um anjo sem asas aqui na terra é é muito amado pelo papai do céu que cuida dele maravilhosamente bem e por todos à sua volta.
    Um super beijo para o querido Leonardo ironbaby e para você Analy, Deus lhê de muita paciência e redobre as suas forças.
    Fiquem com Deus queridos
    Renata Del Trejo

    ResponderExcluir
  13. ele é lindo!! vai dar td certo!

    ResponderExcluir
  14. Que Deus continue abençoando sua família... Léozinho tão fofo mandando beijo... Abraços
    Aracaju

    ResponderExcluir