quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hoje é dia Mundial de Doenças Raras


Oficialmente, no dia 29 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial de Doenças Raras, justamente por ser um dia especial. Mas a comemoração neste ano, que é não bissexto é hoje. Especialistas estimam que cerca de 15 milhões de brasileiros têm alguma das cerca de 8 mil síndromes catalogadas como raras.
Os brasileiros que sofrem de doenças raras – aquelas que afetam, no máximo, uma a cada duas mil pessoas – são os principais beneficiários da Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica, lançada pelo Ministério da Saúde em 2009. 
Cerca de 80% das doenças raras têm origem genética e muitas delas ainda não possuem cura conhecida. O tratamento, quando existe, costuma ser bastante complexo e caro, o que configura um desafio adicional ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Está em andamento, no Ministério da Saúde, um estudo para a estruturação de uma rede formal de assistência em genética clínica. Atualmente, cerca de 80 hospitais em todo o País oferecem algum tipo de tratamento ligado à especialidade – a maioria deles está sob a responsabilidade de universidades, que se caracterizam pelo pioneirismo no estudo de áreas ainda desconhecidas pela medicina. 
Outro importante esforço no combate às doenças raras é o Programa Nacional de Triagem Neonatal, que oferece exames para diagnóstico precoce de doenças genéticas em crianças recém-nascidas. O programa atinge 86% das crianças no País e exige R$ 50 milhões de investimentos anualmente.

* O Léo passou bem a noite, teve febre agora pela manhã, tomou remédio e melhorou, voltaram com os treinamentos para extubar e o guerreirinho conseguiu ficar por 2 horas respirando sozinho...   mais tarde venho com mais novidades. Beijos

10 comentários:

  1. Bom dia, Léo e Analy !
    Muito legal seu comentário sobre o dia mundial das doenças raras.
    Força Deus esta com vcs !!!
    Bjs do Vô Berbel

    ResponderExcluir
  2. To com vc amiga!!!
    Obrigada por me ensinar um outro sentido da vida!
    Amo vcs!!!
    Dani Bragato

    ResponderExcluir
  3. Oi Analy, não sei se vc lembra de mim.Sou a Vanice,não nos vemos a mtos anos.Tomei conhecimento da sua luta atráves do facebook do Tyago e desde então acompanho seu blog todos os dias.
    Você tem sido um exemplo de mãe, força e determinação.O Leo então nem se fala...realmente um guerreiro.E como um bom guerreiro vai vencer essa batalha.Muito bom ver tantas pessoas unidas em oração, cada um com sua fé, mas todos com um único objetivo.No seu post de ontem vi que duas grávidas se ofereceram para doação de sangue do cordão umbilical.Também estou grávida e meu bebê nascce em 30 de março...acredite..o que desejo para o meu filho eu desejo para o seu também.Desta forma gostaria de mto de poder ajuda-los.Procurei informações sobre a doação de sangue do cordão umbilical, mas na internet esta tudo mto confuso.Se vc tiver mais informações por favor compartilhe aqui. Que Deus continue te abençoando e fortalecendo a cada dia.A luta é grande mas a vitória sera maior ainda.Bjos Vanice

    ResponderExcluir
  4. Q noticia boaaaa...penso em vcs todos os dias...e sempre positivamente!!!! vai dar tdo certo...bjs kika valverde (guaruja)

    ResponderExcluir
  5. Aninha, estamos aqui nas oraçõe diárias e cada dia que entro no seu blog fico emocionada de ver a corrente que o Leozinho formou. Esse menino não veio ao mundo a toa, é realmente muito especial!
    Estou aqui para o que precisar e estiver ao meu alcance farei para ajudar essa família.
    Beijos Suellen Raga

    ResponderExcluir
  6. Isso ae meu AMIGO LEO...cada dia melhorando mais,e TODOS OS DIAS SERAM ASSIM!!!!

    Marcelo Camargo,Suzano-SP.

    ResponderExcluir
  7. Que DEUS lhe dê uma tarde tranquila e de melhoras.
    Leozinho... vc é muito amado por todos!!!
    Força Guerreiro, continue vencendo.

    Bjs nos papais um enorme no Leo.

    Sandra Raga

    ResponderExcluir
  8. Aninha, que notícia maravilhosa ! O Léo tão pequenino e já é nosso exemplo de força e determinação. Um beijo no coração. ka

    ResponderExcluir
  9. Aos pais do Leo, força,mta luz, que Deus os abençoe com paz, energia e amor.
    Que o Leo esteja protegido por Deus e pelos anjos, que se recupere para a alegria de seus pais, parentes e de todos que estão torcendo por ele.
    O que podemos fazer? orar mto. Contem comigo, vcs estarão sempre em minhas orações. Gde bj, Sônia Piccin

    ResponderExcluir